Ericeira, a Reserva Mundial de Surf

31/08/2022

Reza a lenda que o nome Ericeira remete a “Terra dos Ouriços” e tem sua história, estilos de vida e economia sempre ligados invariavelmente ao Mar. Inicialmente com a Pesca, posteriormente o Porto e mais recentemente: O Surf.

Ericeira é uma vila encantadora, localizada no concelho de Mafra, a apenas 30 minutos do aeroporto de Lisboa. Um lugar encantador, seja pela sua arquitetura, por ter o mar como moldura e uma qualidade de praias e ondas que em 2011 lhe deu o título de Reserva Mundial de Surf, concedido pela organização International Save the Waves Coalition, a única da Europa

Desde 2011, Ericeira vem se desenvolvendo como ponto de encontro de pessoas que buscam um Surf Living, seja de forma temporária ou de maneira definitiva, não apenas pela qualidade das suas ondas, mas principalmente pelo estilo de vida proporcionado, que agrega o contato com a natureza, o respeito ao meio ambiente, o incentivo à uma alimentação saudável e toda uma atmosfera adequada para uma vida em família.

Reserva Mundial de Surf

Ericeira foi reconhecida e agraciada por esse título pela consistência e qualidade de suas ondas, sua riqueza ambiental, a importância histórica do surf, assim como a sua cultura voltada ao mar.

A reserva acontece entre as praias de São Lourenço e Empa, em uma faixa da costa que possui sete ondas de classe mundial em apenas 4 quilômetros. Essas ondas são: Reef, Pedra Branca, Ribeira d’Ilhas, Coxos, Cave, Crazy Left e São Lourenço.

AS ONDAS

Pedra Branca

Essa onda é uma esquerda, bastante rápida e possui fundo de rochas e recebe ondulações do Sudoeste até o Oeste ou Noroeste. A Pedra Branca normalmente é surfada na meia maré até a maré cheia encher. A onda Pedra Branca é consistente, sendo caracterizada por seus drops rápidos, ondas potentes e tubulares até o inside.

Reef

Essa onda é formada por uma placa plana de recife, e por isso seu nome é “Reef”.  Essa onda possui uma zona bem definida de drop que proporciona alguns segundo até formar um tubo que corre até o inside. Direita potente e tubular, funciona meia maré e recebe ondulações de NO/N e vento ideal de SE a NE.

Ribeira D’ilhas

A onda Ribeira D’ilhas está situada em um vale onde uma ribeira desagua. Os primeiros campeonatos de surf nacionais e internacionais de Portugal foram feitos lá e até hoje segue sendo o principal palco português do surf de competição.

A onda é uma longa direita, que acompanha todo o contorno da costa e funciona em vários tipos de ondulações e marés. Por isso, ela é conhecida como a onda mais consistente da Ericeira.

Suas ondulações são de Oeste a Noroeste, que quebram em direitas fortes, chegando a 200 metros de comprimento.

A chegada a Ribeira D´ilhas e check das ondas ao lado da estatua do “Guardião” é magico. As linhas no horizonte quebrando como ondas no inside hipnotiza e nos dias certos faz lembrar a mítica onda de Bells Beach na Austrália.

Cave

Começou a ser surfada mais recentemente, e ficou definitivamente conhecida depois de sessões épicas de John John Florence durante os Cts em Super Tubos.

Cave, ou também chamada de Sete Bafos pelas enormes baforadas que saem dos seus tubos, é uma das ondas mais pesadas da Ericeira. Uma direita rápida que quebra em cima de rasa bancada de pedra. Funciona nas ondulações de NO/N e vento de SE/NE

Crazy Left

Mais exposta ao vento norte, é uma onda bem menos consistente, porém nos dias certos, em suas melhores condições, quebra uma esquerda linda e tubular sobre uma bancada de pedra. Funciona nas ondulações de NO/N e vento de SE/NE

Coxos

A Rainha da Europa. Considerara por muitos a melhor onda do continente europeu. Surfar os Coxos é aproveitar uma onda Classe Mundial, com poucas de qualidade semelhante no mundo. Nos dias bons, Linhas perfeitas quebram quase mecanicamente sobre sua laje até o meio da Baía de Dois Irmãos. A onda Coxos é potente, e possui muitas seções. Ela também funciona com muitas direções de ondulação, que proporciona tubos duradouros nas condições ideais.

São Lourenço

Passando a Baía dos Dois irmãos a sentido norte está a última onda da Reserva Mundial de Surf, a São Lourenço, fica a 300 metros da praia. Direita potente com várias secções e que aguenta ondulações maiores.

Geralmente, a onda é surfada na meia maré e funciona em ondulações de Norte a Noroeste e ventos do quadrante leste.

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar com o Facebook Compartilhar com o WhatsApp Compartilhar com Twitter Compartilhar com Linkedin
Ao navegar por este site, você concorda com a utilização de nossos cookies e de terceiros para oferecer um serviço mais personalizado. Veja os termos de privacidade.